terça-feira, 6 de agosto de 2013

Com o avanço tecnológico os tratores agrícolas deram um grande passo evolutivo, adequando a máquina ao homem, onde a questão da busca pela qualidade de vida no trabalho está ligada à melhoria na produtividade, utilizando-se de máquinas e dispositivos que possam ser eficientes, confortável e principalmente segura.
Com a necessidade de obter uma ferramenta que pudesse diminuir o desgaste físico e substituir a força animal, gerou-se o trator, aumentando a produtividade e os lucros. O trator é uma unidade móvel de potência, constituído de motor, transmissão e sistemas de direção e locomoção, sendo que os mesmos estão em constante desenvolvimento tecnológico para suprir o mercado que está cada vez mais competitivo e exigente.

TECNOLOGIA DE TRATORES AGRÍCOLAS

O avanço das tecnologias em tratores agrícolas se explica pelo fato de precisar de força de tração no preparo do solo, e em fazer das colheitas e safras uma atividade rápida acelerando o processo da economia agrícola de um país. Excluindo-se a mão de obra humana, a indústria agrícola entrou em crescimento juntamente com a produção de máquinas em grande escala. Essa parceria com o campo fez com que a maioria dos produtores tivesse que se adaptarem as novas técnicas e a compra de máquinas e produtos como fertilizantes já industrializados.
O primeiro trator moderno foi a máquina movida a vapor, conhecida como a 8CV, puxado por cavalo até o local de trabalho, antes as primeiras máquinas agrícolas eram movidas à potência animal.
A combustão interna substituiu por completo a tração animal, utilizando-se da correia do debulhador nas rodas, facilitando na locomoção e no manejo no trabalho, porém, com sua estrutura ergonômica precária. Começaram a serem realizados os primeiros testes em tratores a vapor e a gasolina, em relação à aração e tração e consequentemente um melhoramento no design dos tratores, como a substituição das rodas de aço por pneus pneumáticos aumentando a velocidade de funcionamento e a concentração em conduzir tratores com rodas na parte posterior e frontal dando mais estabilidade ao trator eliminando muitos tratores de inferioridade de design.
Assim sofrendo modificações que permitiram sua fabricação em série, barateando seu preço e tornando acessível á maioria dos agricultores, com isso ocorrendo uma preocupação com o conforto na melhoria ergonômica dos assentos e controladores e principalmente na segurança do operador.
Os tratores agrícolas, em geral, são projetados e desenvolvidos para realizarem as mais variadas operações nas mais adversas condições de trabalho. Atualmente há uma tendência de que a indústria de equipamentos agrícolas atenda com mais técnica a uma classe de produtores agrícolas com um perfil cada vez menos “fazendeiros” e mais empresários do “agribusiness”, principalmente os que trabalham com “SPD”. Esses empresários agrícolas são muito mais exigentes em resultados, onde a versatilidade e a economia das máquinas são condições essenciais para o sucesso do investimento realizado.
Assim sendo, algumas dessas inovações tecnológicas disponíveis nos tratores vieram colaborar com este novo conceito de produção, ou seja: computador de bordo; GPS; cabinas aclimatadas; assentos ergonômicos; sistema de transmissão hidráulica ou eletro-hidráulica, câmbio com diversas opções de marchas à frente e à ré (variação de torque e velocidade); maior reserva de torque; opção de TDP (540 e 1000 rpm); sistema hidráulico de levante dos três pontos mais confiável, preciso e robusto; pneus de alta flutuação e baixa pressão; duplo rodado ou triplo e, principalmente a motorização que evoluiu sobremaneira em termos de potência útil, resistência, durabilidade e consumo específico de combustível.

CRONOLOGIA DA EVOLUÇÃO DOS TRATORES AGRÍCOLAS

1858 – J. W. Fawkes puxou um arado de 8 discos utilizando um sistema com motor a vapor pesando cerca de 41 toneladas
1892 – Jonh Froelich montou o primeiro trator com motor de combustão interna

1913 – Foi fundada a primeira indústria de tratores

1924 – Introdução do trator triciclo no mercado

1933 – Primeiro uso comercial de tratores com motores diesel;

1939 – Introdução de levante hidráulico de três pontos (Fergusson);
1952 – Introdução do sistema de direção hidráulica;
1958 – 1959 – No Brasil 50.000 tratores (143 marcas e modelos diferentes)
1959 – Plano nacional da indústria de tratores agrícolas;
1962 – Plano nacional da indústria de cultivadores;
1965 – Plano nacional da indústria de tratores de esteiras;
1970 – 1978 – Introdução de turbo-compressor e intercooler nos motores diese

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS BÁSICAS DO TRATOR E SUA EVOLUÇÃO

Um trator pode ser considerado como uma unidade móvel de potência, sendo constituído basicamente por um motor, um sistema de transmissão e elementos de direção e locomoção (fig. 10). Em geral a potência disponível pode ser utilizada através de:
 Barra de tração.
Sistema hidráulico de levantamento por três pontos.
 Tomada de potência (tomada de força).
Neste sentido os fabricantes têm demonstrado que estão em sintonia com seus consumidores e o resultado deste sincronismo de pensamentos foi o surgimento de tratores altamente sofisticados, com altíssimo nível tecnológico, cujo objetivo principal é propiciar ao agricultor maior eficiência e qualidade de trabalho (produtividade), com custo de produção cada vez mais reduzido.

MOTORES ELETRÔNICOS

  • Economia de Combustível;
  • Controle de emissão de poluentes;
  • Integração com o sistema de transmissão;
  • Auto- Diagnóstico;
Transmissões Powershift
  • Acionamento Eletro-Hidráulico por tecla;
  • Mudanças continuas de velocidade sem a necessidade do uso do pedal de embreagem;
  • Controlada eletronicamente;
Sistema Hidráulico Inteligente
  • Bomba de pistões ( PFC ) de alta vazão;
  • Válvulas remotas controladas eletro-hidráulicamente;
  • Levantador hidráulico eletrônico;
Eletrônica Embarcada
  • Painel de instrumentos totalmente digital;
  • Radar e Monitor de Performance integrado;
  • Diversos Módulos eletrônicos monitorando o trator monitorando os códigos de erro





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